C++ program
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Forum sobre C++
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Aula 1 - Hello World!

Ir para baixo 
AutorMensagem
patoki
Aluno
Aluno
patoki


Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/02/2010
Idade : 27
Localização : Portugal

Aula 1 - Hello World! Empty
MensagemAssunto: Aula 1 - Hello World!   Aula 1 - Hello World! EmptySeg Fev 08, 2010 1:01 pm

HELLO WORLD!!!

Como se já fosse uma tradição, sempre que começamos a aprender C++, começamos por analisar um programa simples, o Hello World! Este programa digita na tela a mensagem Hello World!

CODIGO

#include <iostream>
using namespace std;

int main(){
cout << “Hello World” << endl;
cout << “Prima qualquer tecla para continuar…”;

cin.get();
return(0);
}

Expilacando…

#include <iostream>
O comando #include inclui no projecto a biblioteca que está entre <>. Em C++, ao incluirmos uma biblioteca estamos a incluir todos os comandos que estão “dentro” dela! Ou seja, ao incluímos a biblioteca iostream através da função #include, estamos a incluir comandos input e output, alguns exemplos são os comandos cout e endl. Caso não tivéssemos incluído a biblioteca iostream não poderíamos usar esses comandos!

using namespace std;

Sinceramente não sei como vos posso explicar esta linha mas vou fazer os possíveis para dar-vos uma explicação simples dentro de pouco tempo!

int main()

main() é a primeira função a ser chamada pelo programa.

A fórmula geral de uma função é o seguinte:
Tipo_de_retorno nome_da_função(argumentos){
//comandos
}


O tipo_de_retorno é o tipo de variável, por exemplo int (integer) diz ao programa que no final da função irá retornar um número inteiro a partir do comando return! Quem não percebeu não se precisa de preocupar, iremos abordar melhor este assunto brevemente!

O nome_da_função é o nome que você vai dar a sua função (isto é bastante obvio)! Neste caso, esta é a função principal do programa, pois será a primeira a ser chamada, logo é automaticamente denominada por main! Também iremos estudar melhor as funções lá mais para a frente!

Neste exemplo a função main não tem argumentos mas mais tarde iremos ver exemplos que possuem vários [brown]argumentos[/color]! Como esta é a primeira aula não quero exagerar muito na matéria logo, vão ter que ficar na ignorância quanto aos [brown]argumentos[/color] mais um tempinho!

Cout << “Hello World” << endl
Cout é um comando da biblioteca iostream cujo significado é console output! Com o comando cout podemos enviar um valor da consola para a janela que é aberta ao iniciarmos o programa! De uma forma mais simples, a informação está a sair (output) da consola (console) e será apresentada na janela que é aberta ao executar o programa!
A string (conjunto de caracteres que se encontra entre aspas) “Hello World” é a mensagem que será mostrada a partir do comando cout! Pensem assim, a string “Hello World” está a apontar para o cout(<<) como se estivesse a dizer ao programa que o valor que vai ser ‘sair’ da consola!!!
Por fim, o endl… É o mais simples de entender, significa end line (fim da linha)! Sendo assim, estamos a dizer ao cout através de << que depois de exibir a mensagem vai dar um paragrafo!

Cout << “Prima qualquer tecla para continuar…”;
Depois da explicação anterior penso que será fácil de entender esta linha… Significa que o cout é responsável por imprimir a string “Prima qualquer tecla para continuar…” Neste caso não precisaremos de usar o comando endl pois esta será a ultima frase do programa e não faz absolutamente nenhuma diferença caso houver um programa ou não! Experimente retirar o endl na frase anterior para que possa perceber o que estou a dizer!
Um pormenor EXTREMAMENTE IMPORTANTE que no inicio haverá grandes probabilidades de você se esquecer, no final de cada linha digite sempre o ponto e virgula (;), caso você não o fizer o programa não irá ser executado! Em alguns casos não é necessário como no main pois a linha termina com um '{'

Cin.get();

Esse é o comando responsável por fazer esperar que você prima uma tecla para que o programa encerre… Experimente tirar esse comando e veja o que acontece! Caso não tenha percebido não desespere, nas próximas aulas iremos explorar alguns comandos que por consequente farão você perceber este! Ah, note no ponto e virgula no final do comando…

Return(0);
Este comando significa que no final da função o comando irá retornar o valor 0, que significa que o programa correu normalmente sem nenhuma anomalia! Noutras funções veremos outras formas de retornar valores! Mais uma vez note no ; agora vou infernizar-lhe a vida para que você não se esquecer deles!!!

Terminamos a primeira aula, foi mais extensa do que estava a espera mas espero que tenham percebido tudo perfeitamente, se não tiverem percebido mandem MP ou postem a vossa duvida, assim poderá ser respondido mais rapidamente pelos outros usuários em vez de ficar a espera da minha resposta!!!
Comentem, avaliem e critiquem… Apenas com criticas CONSTRUTIVAS poderemos evoluir o nosso fórum!
Ir para o topo Ir para baixo
 
Aula 1 - Hello World!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aula 0 - Introdução

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
C++ program :: Desenvolvimento :: Tutoriais-
Ir para: